Abstinência Futebolística

Então, já sinto alguns sintomas assaz desagradáveis da abstinência de futebol, desde o fim do Campeonato Brasileiro, e nem preciso entrar em muitos detalhes acerca do fiasco que foi o meu último envolvimento futebolístico. No caso, aquele vexame inesquecível do Santos. Fato é que o Campeonato Brasileiro terminou e nada que mereça destaque aconteceu, e eu sei que o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra seguem a todo o vapor, que tem os playoffs da NFL, mas sou um obsessivo criterioso. Gosto de futebol. E o limite de envolvimento que preciso me impor é o da fronteira do Brasil. Sim, eu assisto jogos do Campeonato Inglês e ainda curto o Arsenal, sei bem o valor de uma partida de mata-mata da Champios, e se eu estiver de bobeira, é bastante provável que eu assista uma partida minimamente relevante do Campeonato Argentino. Assistir é diferente de se importar. Não entendeu a diferença? Ok, adiante.

O Calendário Brasileiro é uma bosta e digo isso não pelo excesso de jogos e toda a reclamação usual. Digo que é uma bosta porque termina na primeira semana de dezembro e demora uma eternidade até começar a acontecer alguma coisa que preste. Sim, eu sei que em janeiro já começam os estaduais, a Copa do Brasil e a Libertadores, mas todos esses padecem do mesmo mal que a Copa do Mundo: times demais. E é claro que eu vou assistir aos jogos do Palmeiras, também os do Corinthias, do Santos e do São Paulo, além de ficar de olho se a Lusa vai se classificar e se o XV não vai cair, isso sem falar na saga do glorioso São Bento na A-3, mas os jogos são ruins demais! Os times pequenos jogando pra perder de pouco; os grandes, jogando pros 90 minutos terminarem logo. E as torcidas das cidades do interior dando pouca ou nenhuma importância pros times locais, isso tudo me irrita muito. Parece que os times do interior comemoram o acesso à Primeira Divisão apenas visando o dia em que jogarão contra o Corinthians em casa e vão poder cobrar 100 paus o ingresso. Dá nojo!

Mas falando em Corinthians, vamos logo pro que interessa: Libertadores! Será que eles vão ganhar? Não sei, mas um dia eles vão ganhar e vai ser uma puta festa! Eu acho que o Mano perdeu a Libertadores mais ganha de todos os tempos em 2010, quando ficou pelo caminho contra um Flamengo meia boca, mais um título que o Mano enfiou na bunda inexplicavelmente (o outro é a Copa do Brasil de 2008 e acho que tem algum outro que agora não me recordo). Nesse ano, o problema que eu enxergo é o mesmo do ano passado: o Tite. Sim, ele foi campeão brasileiro e pode muito bem mandar eu calar a boca, mas sigo achando que ele não é técnico pro Corinthians, muito menos pro Corinthians numa Libertadores! O resto é psicológico. E saber ganhar do Santos, o único time que realmente tem condições de atrapalhar, se nos restringirmos ao “campo & bola”.

Porque você olha os 12 Grandes do Brasil e percebe o seguinte: 8 já ganharam a Libertadores. Quem ainda não ganhou, além do Corinthians? Atlético – MG, Botafogo e Fluminense. Tá errado, isso. Quem bate o olho, vê a inadequação do Corinthians andando com “essa turma”. Troca o Palmeiras pelo Corinthians e fica tudo certo! E sabendo que o Fluminense é o que tem mais condições de sair desse lugar… imagine que essa situação fosse possível, seria errado dizer que Palmeiras, Galo e Botafogo NUNCA vão ganhar uma Libertadores na vida? Eu acho que esses 3 times são, oficialmente, os gordinhos de óculos do futebol brasileiro!

Restringindo-me ao Palmeiras, que é o meu time, não consigo mais enxergá-lo como um time grande. Não joga como time grande, não se comporta como time grande, não contrata como time grande, não revela como time grande, não ganha títulos como time grande e sobretudo, não reage como time grande quando é zuado! É a piada do futebol brasileiro. “Palmeiras tem quase tudo acertado com fulano… fulano se apresenta no Fluminense 15 dais depois”. E não dá nada! Assim como o Juvenal Juvêncio tem um plano secreto de transformar o São Paulo no time mais odiado do mundo (apud Mendes, Carolina), o Palmeiras conseguiu uns dirigentes que não vão desistir enquanto não acabarem com o time.

E eu sei que não vou parar de ver os jogos do time, que nunca vou mudar de camisa, e quem me conhece mesmo sabe a irrelevância da minha “torcida” por todos os meus outros 37 times, e nem se trata de me preocupar com a afeição do Duda pelo Verdão – hoje em dia, minha preocupação maior é se ele vai gostar de futebol, pura e simplesmente -, é só a raiva de ver que estão fazendo algo com “alguém” que eu gosto demais, e não há nada que eu possa fazer a respeito.

E que, apesar de tudo, fico aqui esfregando as mãos ansioso enquanto todo o sofrimento não começa mais uma vez…

Anúncios

5 Comentários on “Abstinência Futebolística”

  1. Riccardo Joss disse:

    A questão do calendário do futebol brasileiro é muito grave, é um saco ter que ver Atlético x Canedense e gastar o mesmo que gasto com o Dragão enfiando 3 a 0 no spfc. E cada ano os estaduais terminam mais tarde. Haja saco nos finais de semana.

  2. Alan disse:

    10 anos de jejum mais uma derrocada, ficamos para trás e agora nos falta uma libertadores. Quem sabe esse ano. rs

    Estadual é uma porcaria mais ainda tem gente com aquele discurso de tradição, rivalidade regional, etc. Qualquer moleque dessa geração ESPN se importa com esses campeonatos, isso quando se importam com os times daqui.

  3. rafael yoshino disse:

    Essa abstinência de futebol realmente um saco…

    off topic: você vai escrever sobre a aposentadoria do Marcos?

    Abraço

  4. Rodrigo Enge disse:

    Também tenho uma simpatia, digamos assim, pelo Arsenal. O retorno do Henry contra o Leeds no dia em que você publicou este artigo foi emocionante. Quanto ao Corinthians um dia ganhar a Libertadores, só espero ainda estar vivo.

  5. Helinho disse:

    Pra ficar pior a abstinência futebolística traz de quebra a abstinencia Febrealtense. Tudo ruim.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s